Você sabe o que é fotoenvelhecimento? Já pensou como a exposição solar pode afetar a sua pele?
Que o sol é prejudicial à nossa pele e que pode causar problemas desde formação de manchas até câncer de pele todo mundo sabe, mas hoje eu vou te contar como tudo isso acontece e porquê é tão importante se proteger.
A exposição aos raios ultravioletas (UVA e UVB) é a principal causa do envelhecimento cutâneo, que chamamos de fotoenvelhecimento. Ele é o resultado do efeito do sol que tomamos desde a infância até a idade adulta, de forma cumulativa na pele.
Estima-se que cerca de 80% de toda a radiação solar que recebemos durante a vida acontece até os 18 anos de idade, devido aos excessos na infância e na adolescência (praia, piscina, brincadeiras ao ar livre…), mas os danos causados por esses excessos só serão percebidos na idade adulta com o envelhecimento cutâneo, ou com a formação de lesões cancerígenas, em especial o melanoma. Por isso a importância de se iniciar o uso do protetor solar desde cedo.
Mas como o sol pode provocar este envelhecimento?
Os sinais do envelhecimento causado pelo sol aparecem apenas na pele que foi cronicamente exposta à radiação UV. Ao penetrarem na pele, raios ultravioleta formam radicais livres que destroem as fibras colágenas e elásticas, responsáveis pela firmeza e sustentação da pele.
Enquanto somos jovens, a nossa pele consegue corrigir essas alterações de forma eficiente, mas com a maturidade, esses danos não são mais possíveis de serem reparados, resultando em uma pele áspera, espessa, com manchas, rugas e sulcos demarcados.
Já as áreas que costumam ficar cobertas pelas roupas ou protegidas do sol não apresentam tais sinais, tendo apenas o tempo como fator de envelhecimento, e se apresentam com uma textura mais lisa, ligeiramente atrofiada, com rugas discretas e sem manchas.
A melhor forma de se observar os efeitos danosos do sol é comparar a pele de uma parte do corpo onde houve maior exposição à radiação solar, como o rosto e as mãos, com uma parte mais protegida, como o abdome. A diferença entre elas é marcante!
E como combater o fotoenvelhecimento?
O primeiro passo é o uso regular do protetor solar desde cedo, assim reduzimos os malefícios causados pela radiação ultravioleta e prevenimos além do envelhecimento cutâneo o aparecimento de tumores. Como sempre digo, o protetor solar é o melhor creme anti aging que existe!
Agora, se sua pele já apresenta sinais de envelhecimento, os tratamentos dermatológicos podem te ajudar, entre eles os mais procurados são: toxina botulínica (Botox), preenchimento cutâneo (ácido hialurônico), bioestimuladores de colágeno (Sculptra e Radiesse), peelings químicos e o IPCA (microagulhamento).
Para saber mais acompanhe nossas postagens.