Conheça os Bioestimuladores de Colágeno

Com certeza você já ouviu falar nos Bioestimuladores de colágeno, e deve ter se perguntado, o que são esses bioestimuladores?

Neste artigo vou te explicar o que são, como funcionam e onde podem ser aplicados.

Primeiro você precisa entender porque o colágeno é tão importante para a pele: O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo, ele está distribuído em todo nosso corpo, como nos tendões, ossos, unhas, pele e cabelo. Na pele, junto das fibras elásticas, ele ajuda na sustentação e firmeza. Com o tempo e o processo de envelhecimento, o nosso corpo vai diminuindo sua capacidade de produção, e a partir dos 30 anos, temos uma perda anual de cerca de 1% dessa proteína. Já na menopausa, essa perda pode chegar a 2% ao ano. O resultado disso é uma pele com menos viço, luminosidade e densidade, ou em outras palavras, a pele fica flácida.

O que podemos fazer para combater essa flacidez?

Para combater a flacidez pela perda natural de colágeno, usamos os bioestimuladores, que são substâncias totalmente compatíveis com o nosso organismo. Eles são injetados diretamente na pele e induzem a produção de mais colágeno nos locais onde foram aplicados. Com essas aplicações conseguimos formar um “banco de colágeno”, que garante sustentação e firmeza da pele por um período de 18 a 24 meses, dependendo dos hábitos e características de cada paciente.

Quais são as substâncias usadas como bioestimuladores de colágeno?

As principais substâncias, hoje, usadas para esses tratamentos são o ácido-poli-L-lático (Sculptra e Elleva) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse e HarmonyCa).

● Ácido poli-L-lático (Sculptra e Elleva): reestrutura a pele, combate a flacidez e a perda de elasticidade. Pode ser usado tanto na face, como no corpo, em áreas como pescoço, glúteos, colo, braço, pernas e abdome.
● Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse e HarmonyCa): possui 2 funções: bioestimulador e preenchedor.

Pode ser usada na face e no corpo, melhorando a qualidade da pele e combatendo a flacidez e a celulite.
Por serem substâncias naturalmente presentes no nosso organismo, são livres de reações alérgicas.

Onde eles podem ser usados?

Os bioestimuladores podem ser usados tanto no rosto, como no corpo. No rosto eles são usados nas áreas em que a flacidez está associada à maior perda de gordura. A aplicação nesses locais promove um efeito de lifting facial.

O uso corporal envolve não só o tratamento da flacidez do pescoço, do colo e das mãos, como também é indicado para os braços, abdome, glúteos e coxas, melhorando o contorno corporal e o aspecto de estrias e celulites relacionados à flacidez.

Como os bioestimuladores agem?

Ao serem injetados na pele, eles provocam uma reação inflamatória, que induz um aumento gradual da produção de colágeno pelos fibroblastos, que são células presentes na pele do próprio paciente. Este aumento progressivo da produção de colágeno resulta na melhoria, de aspecto natural, da qualidade da pele, com redução da flacidez facial e corporal, além de auxiliar no combate à celulite.

Vou sentir dor durante o procedimento?

A sensibilidade à dor é muito individual, mas para a maioria das pessoas este não é um procedimento doloroso. Para deixar os pacientes mais confortáveis, é comum usar anestesia no local das injeções. No geral, a recuperação também é tranquila, sendo possível uma maior sensibilidade local, pouco inchaço e formação de pequenos hematomas, que se resolvem em poucos dias.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões varia de acordo com a necessidade de cada paciente, dependendo do grau de flacidez da pele a ser tratada e da necessidade de reposição de colágeno de cada um. Normalmente, o número de sessões varia de duas a cinco, com intervalo de 30 a 60 dias entre elas. Uma boa avaliação clínica é que vai determinar quantas sessões serão necessárias fazer para alcançar o resultado desejado.

Vale ressaltar que é preciso estar atento não só à substância escolhida, mas também ao profissional que irá realizar o procedimento. Procure sempre um médico especializado em procedimentos injetáveis, que esteja atualizado no assunto, para garantir bons resultados e reduzir os riscos de complicações. Para mim, a segurança é fundamental.

× Como posso te ajudar?